Profissional > mundo globalizado> inteligência artificial

A sobrevivência do SER HUMANO está pautada num triângulo isóscele que mescla sua profissão, o mundo globalizado com todas suas variáveis

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“Esse triângulo da perfeição exige capacitação e qualificação derivada de uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, eis o grande segredo da sustentabilidade e continuidade do SER HUMANO.” (Elenito Elias da Costa)

Introdução

A sobrevivência do SER HUMANO está pautada num triângulo isóscele que mescla sua profissão, o mundo globalizado com todas suas variáveis e a inteligência artificial, com GPT-3, velocidade 5G/6G, com computação quântica, inclusive o conhecimento da programação, o grande segredo é que englobam todas as profissões inclusive as que ainda serão criadas, esse grande segredo do universo tem como foco principal a competência, habilidade, eixo prático do profissional global.

Ter conhecimento de outros idiomas representa condição complementar de grande serventia, para atender o conjunto de fatores desse mundo globalizado, mas sabemos que muitos precisam ainda se adequar a essa nova condição de vida do ser humano no globo terrestre.

Lembro que conviver com inovações tecnológicas precisa de igualdade de condições sobre essas inovações para sua sobrevivência.

Particularmente o BRASIL convive com diversas CRISES, com baixa arrecadação, orçamento diminuto, os Poderes Constituídos se digladiando diariamente, o povo completamente esquecido, perdeu-se a noção de representação, inflação, desemprego e demais, esse é o cenário real de uma Republica Federativa, com precoce Democracia, e tentativa de um Sistema de Capitalismo de Mercado.

PROFISSIONAL

Todas profissões devem ser afetadas pelas inovações tecnológicas e precisam de up grade qualitativo para que possam se adequar á essa inovações, sabemos ainda que é imprescindível o conhecimento de idiomas, e a inteligência artificial em todas as disciplinas formadoras desses profissionais.

A nossa convivência com o mercado laboral, observamos sua seletividade no recrutamento de colaboradores, e constatamos a necessidade de melhorar a capacitação e qualificação desses profissionais para atender esse novo mercado.

Muitos profissionais precisarão ter outras profissões para tentar sobreviver, não resta alternativa, o novo mundo, as inovações tecnológicas, e as crises existenciais, não deixa outra opção.

O cenário futuro que se apresenta exige maior capacitação e qualificação dos profissionais de todas as profissões, e essa inobservância poderá inibir o crescimento dessa força motriz, importante para dar um UP na economia, principalmente àqueles países que dela depende.

Essa guerra comercial entre USA e China, a corrida das inovações tecnológicas, a inteligência artificial, a computação quântica, a velocidade 5G/6G, a Graet Reset, as Crises existências, o mercado seletivo de profissionais, e demais fatos exigem postura semelhante dos profissionais de qualquer profissão.

ADMINISTRAÇÃO

O planejamento empresarial, a transparência, o controle interno, a gestão empresarial focada em objetivos, todos os fatos documentados, informações nas nuvens, são procedimentos que podem ser robotizados.

É claro, que o know how, a expertise, cooworking, o perfil de profissionais antenados com as inovações tecnológicas, o conhecimento de outros idiomas, entender de programação, projetar os relatórios que precisam ser analisados e aferidos, gerando sugestões que podem ser adotadas pela alta gestão.

O P D C A, a análise SWOT, a identificação dos pontos fracos e fortes, e a indicação das melhorias que devem ser executadas, com a redução de custos e despesas e maximização dos resultados positivos.

Conhecer o mercado, o concorrente, o produto, a lucratividade, o controle sobre o risco das ações e atitudes, a quantidade de capital investido para a obtenção do ROI, são alguns dos fatores que identificam o profissional de administração.

O administrador do novo mundo globalizado com a inteligência artificial deve ter um know how e uma expertise bastante focada nos resultados.

O profissional que exerce qualquer profissão na área pública ou mesmo a privada, sabe que precisa fazer a diferença, e para isso necessita se capacitar diante das exigências do mercado, como conhecer outros idiomas e interagir com programação computacional para que possa se inserir na inteligência artificial e suas variáveis, conhecendo robotização, automação, nanotecnologia e demais.

O mundo globalizado evolui rapidamente, assim as inovações tecnológicas e quando confrontadas com o desenvolvimento profissional, conseguimos visualizar uma grande distância que precisa ser trabalhada para ACOMPANHAR o desenvolvimento dessas evoluções.

CONTABILIDADE

Obediências á legislação, princípios, registro e mensuração dos fatos e atos administrativos, o controle do patrimônio vinculado a uma entidade econômica.

O SPED-Fiscal, o E-SOCIAL, o SPED-Contábil, todas as obrigações tributárias, trabalhistas, previdenciárias, fiscais, sociais, ambientais e demais, todas em sua maioria podem ser sistematizadas.

A programação, utilizando a Open AI, através do Code System, usando o Python, Orange ou Java, pode-se trabalhar com o GPT-3, e utilizar a inteligência artificial para facilitar a contabilidade e elaboração dos demonstrativos, resultado num relatório de grande valia para a alta administração.

Vejamos o algoritmo, a lógica Fuzzy, o machine learning, o deep learning, a mineração de dados, a rede neural, informações nas nuvens e demais, representam um potencial de grande importância para a redução de custos e despesas das empresas.

A contabilidade, a auditoria, a perícia, a consultoria contábil, a assessoria contábil, a controladoria, o analista fiscal, e demais atividades precisam conhecer essas inovações tecnológicas para sua sustentabilidade e continuidade, e devem ter alternativa.

O profissional de contabilidade e os demais devem o obrigatoriamente ter maior capacitação e qualificação e conhecer o mundo globalizado e a inteligência artificial e suas nuances em sentido macro.

É sugestivo que o profissional de contabilidade, retorne a universidade e faça cursos que lhe devolvam a possibilidade de se manter, mas sabendo da existência de diversas variáveis, pois a necessidade de conhecer outros idiomas, conhecer programação computacional inserida no universo da inteligência artificial, já que sabemos das grandes inovações nela desenvolvidas.

Lembro que o mundo está se movimentando e crescendo a uma velocidade meteórica, e os fatos e demais acontecimentos seguem a mesma velocidade, inclusive a inteligência artificial, qualquer que seja a sua opção.

Conhecer o Watson da IBM , onde tem legislação e princípios, agregar ao SPED-Fiscal, E-Social e SPED-Contábil, através de sistema auxiliar e inserir a Inteligência Artificial, GPT-3, gerando demonstrativos e relatórios mais antenados, é uma grande evolução profissional.

CONCLUSÃO

Minha esperança é que os órgãos de classe, Conselhos Federais, Conselhos Regionais, Sindicatos, Federações, possam trabalhar seus associados mais focados, evitando treinamentos, instrução, sem sentido, e busquem ensinar IDIOMAS, PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL, MERCADO INTERNACIONAL e demais, que obviamente tem mais serventia para os profissionais.

Devemos entender que todas as obrigações e alimentações de sistemas periféricos, SPED - Fiscal, E-Social SPED-Contábil, podem ser inseridos numa inteligência artificial devidamente robotizada, gerando relatórios circunstanciais e funcionais que devem ser analisados por profissionais.

Os profissionais devem gerar relatórios funcionais com sugestões que possam ser acolhidas pela alta administração, e possua mais valor agregado á gestão empresarial.

A simples inserção de dados e informações que buscam alimentar os sistemas em nada contribui para a grandeza das profissões, e robotiza tais profissionais.

Peço desculpas a quem pensa ser afetado pelo referido, mas advirto que é mera coincidência, e alerto que o futuro será ainda mais seletivo, quanto às escolhas de habilidade e competências dos profissionais.

voltar