Brindes ajudam na fidelização? Entenda

Provocando bons sentimentos no cliente, brindes podem ajudar na tão importante fidelização, representando excelente estratégia de marketing

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

Quem não gosta de presentes? Todo brasileiro, toda pessoa, na verdade, adora ganhar presentes e receber surpresas ou pequenos mimos. Os brindes, pequenos produtos entregues de graça a clientes, são presentes que ajudam seu negócio a ser lembrado e muitas vezes podem ser mais eficazes que complicadas estratégias de marketing.

Isso porque o brinde provoca fidelização, e fidelizar clientes deve ser desejado por toda empresa. O consumidor satisfeito se torna uma propaganda altamente eficaz para qualquer negócio, e, quando ele é cliente fiel, os benefícios da relação ficam ainda maiores.

Acima de todas as outras possibilidades, as recomendações lideram a lista de benefícios. Qualquer pessoa que se sinta satisfeita com o produto ou serviço oferecido pode voltar a comprar ou utilizá-lo, mas, quanto mais essa satisfação cresce e a fidelização se estabelece, mais são as pessoas próximas do consumidor que irão ouvir a respeito da empresa.

Um produto ou serviço de qualidade facilita a vida e agrada quem o utiliza, e, como seres humanos, o primeiro instinto é compartilhar com quem está próximo. Esse tipo de propaganda é extremamente eficaz, uma vez que as pessoas expostas a ela confiam no anunciante e acreditam na qualidade do produto ou serviço.

Como funciona a fidelização por brindes?

É simples: os brindes funcionam como um agrado e como um lembrete. O consumidor que recebe um brinde, em primeiro lugar, se sente único ou especial; afinal, ele foi lembrado de uma maneira extra. Como citado anteriormente, o brinde representa um presente, e uma pesquisa feita pela SAP Hybris e publicada na Consumidor Moderno confirma que 57% dos brasileiros se sentem valorizados com brindes, descontos e amostras grátis.

Após essa sensação de ser presenteado – que constrói confiança, apreço e preferência –, o cliente pode começar a lembrar da empresa ao utilizar o brinde, o que reforça a marca e garante ainda mais a fidelização.

Por esse motivo, os brindes devem ser bem pensados para o público que irá recebê-los, tendo em vista a campanha em questão e os produtos que receberão os brindes promocionais. Canetas, chaveiros, pendrives e outros materiais de escritório são excelentes, pois são uma parte importante do dia a dia de muitos e por isso são constantemente usados. O mesmo vale para camisetas personalizadas, que podem servir como roupa para ficar em casa ou para dormir. E quem sabe o cliente fidelizado não sai com a sua camiseta também?

É importante ressaltar que os brindes também oferecem uma estratégia mais econômica e muito eficaz. Muitos brindes são baratos, mas isso não pode ser sinônimo de má qualidade. Bons brindes, concedidos da maneira certa, podem garantir a fidelização, melhorando a relação com o cliente e aumentando as vendas.

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