Veracidade dos fatos - Contabilidade e auditoria no escândalo das lojas Americanas
“O CONHECIMENTO é a capacidade humana de entender, aprender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
“A utilização dos sentidos humanos (visão, olfato, paladar, audição e tato) nas atividades de Contabilidade e Auditoria, são importantes e não devemos esquecer que o CÉREBRO é sensitivo e seu uso é nublado pela gula de Capital, Poder, e que nem sempre a verdade é absoluta”. (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).
INTRODUÇÃO
“O CONHECIMENTO é a capacidade humana de entender, aprender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo.
Conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecimento é o ato de entender, compreender, aprender por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a antiguidade, quando a filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.” (Mundo Educação, sitie, 15/01/2023, às 10,54hs)
Com o mundo em transformação derivado de fatos e acontecimentos inusitados inclusive com as inovações tecnológicas nesse contexto inserida, devemos atualizar nossos ensinamentos e conhecimentos, que afetam os princípios valores, na execução das atividades laborais, exigindo dos profissionais um UP GRADE qualitativo que possa inibir RISCOS em seu mister.
CONTABILIDADE
A CONTABILIDADE é uma ciência, por ter leis e princípios, que mensura e registra os fatos e atos administrativos de um gestão, buscando controlar VERDADEIRAMENTE as mutações do PATRIMÔNIO, vinculada a uma ENTIDADE, fazendo uso de documentação proba e lícita, inserida em um SISTEMA (In put, Process e Out Put), quer sejam SPED-FISCAL, E-SOCIAL e SPED-CONTÁBIL, que em seus DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS, realizados com planejamento, legalidade, transparência, publicidade, e controle interno, exaram a posição de seu objetivo (controle do Patrimônio) na data de sua realização.
A utilização do cumprimento de suas obrigações (fiscais, tributárias, sociais, trabalhistas, previdenciárias, financeiras, patrimoniais e demais) devidamente comprovadas pelas Certidões Negativas expedidas por órgãos governamentais, atendido todas as formalidades legais inerentes, mesmo assim não é detentora de uma verdade absoluta.
Até que ponto podemos entender a formalização da CONTABILIDADE CRIATIVA, sabendo que a contabilidade é uma só, e qualquer devaneio que vise inserir inverdade ou ocultar a verdade, afeta a ciência, que precisa ser exercida de conformidade com seus princípios, onde a gula do Capital e do Poder pensa em se esconder.
A alimentação dos fatos e atos da gestão pelos ser humano ou mesmo por uma Inteligência Artificial, só configura o registro e mensuração dos fatos, que deve exprimir a veracidade dos fatos, e que muitas vezes, pode inebriar o profissional desprovido de outros conhecimentos.
Estamos cientes que a CONTABILIDADE deve ser mecanicamente exercida pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e para sua análise e interpretação, podemos utilizar o WATSON, CHATGPT da OPEN AI, a LAMDA da Google, POWER BI, para planilhas e representação gráfica, a HUA e a BAGUALU, ambas chinesas, para dar o toque final de veracidade dos fatos, comparação com dados anteriores e projetando um cenário no futuro.
TUDO, transcrito no parágrafo anterior, exige um PROFISSIONAL antenado, capacitado, e qualificado para acompanhar e interpretar os eventos citados anteriormente.
AUDITORIA
Entendemos que a AUDITORIA é um técnica, derivada da CONTABILIDADE e similares que busca a veracidade dos fatos e atos, obedecendo seus princípios, seu planejamento, utilizado lamentavelmente através de dados amostrais, que visa obter a licitude e a verdade dos fatos e das DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS, emitindo a seguir um relatório e um Parecer que ateste a opinião dos auditores com base em seu mister, servindo tal parecer para que os investidores aloquem seu Capital na compra das ações daquela entidade.
Mas quando a VERACIDADE dos fatos adota postura diferenciada, pode pôr em RISCO, o capital investido, causando ônus e dissabores aqueles que acreditavam a lisura e excelência das atividades laborais dos auditores e da empresa a eles vinculada.
E, mais uma vez, estamos diante da VERDADE, que não pode ser afetada pela gula do Capital, e do Poder, pois quando isso acontece, ela passa a ter um conceito diferente ao seu significado dictivo.
Estamos cientes que a AUDITORIA deve ser mecanicamente exercida pela INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL e para sua análise e interpretação, podemos utilizar o WATSON, CHATGPT da OPEN AI, a LAMDA da Google, POWER BI, para planilhas e representação gráfica, a HUA e a BAGUALU, ambas chinesas, para dar o toque final de veracidade dos fatos, comparação com dados anteriores e projetando um cenário no futuro.
Tudo, transcrito no parágrafo anterior, exige um PROFISSIONAL antenado, capacitado, e qualificado para acompanhar e interpretar os eventos citados anteriormente.
Observamos que essa sincronia racional do exercício das profissionais citadas anteriormente, devem ter como base a IN TELIGÊNCIA ARTIFICIAL para minorar RISCOS da gestão junto a sociedade.
UM POUCO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E CULTURA
A Bíblia Sagrada cita que “conhecereis a verdade e ela o libertará”, o ser humano é imperfeito e comete erro, pois é um produto do meio, e busca aprender com seus erros, mesmo sabendo que és “imagem e semelhança divina” portanto, és perfeito.
A nossa Constituição Federal de 1988, diz que todos são iguais perante a Lei, não podendo sofrer discriminação dos fatos elencados nos atributos legais dessa Carta Magna, mas devemos responder por nossos erros, e buscar a purificação antes de nosso encontro celestial, pois a VIDA é um RESTAURANTE que ninguém saí sem pagar a conta.
Devemos lembrar que os escravos da CAVERNA de PLATÃO, nos lembra que todo o conhecimento advindo das sensações do corpo é enganoso, pois as sombras que nos atormenta, pode nos causar temor, até que possamos enfrentá-las.
SÓCRATES, ressalta que há uma MATRIX, ou uma Caverna que a todos nos aprisiona e engana, e a saída dessa caverna é a busca do CONHECIMENTO.
Bebemos mais um pouco em FREIDRICK NIETZSCHE, quando cita que a “Verdade é uma ilusão, é uma enganação que tomamos como valor de verdade e serve para manter nossos corpos adestrados, já que ela é aquilo que trava nossas ações, que pontua nossos julgamentos e que define o que vale a pena ser levado à sério.”
Mas NICOLAU MAQUIAVEL nos ensina que a verdade são “traços humanos que são comuns a toda a sociedade, presente em cada época e imutável em todas elas.”
Ensina RENÉE DESCARTES que verdade é um “critério epistemológico que nos possibilita o conhecimento meramente provável de um fato efetivamente verdadeiro. As coisas que concebemos muito clara e distintamente são todas elas verdadeiras”
Hoje, com as inovações tecnológicas, habilidades, competências, eixo prático e conhecimento de outros idiomas, o PROFISSIONAL que não estiver devidamente preparado para o seu labor, devida a imperfeições na base estrutural de sua formação, deve entender que precisa de UP GRADE qualitativo para se manter antenado diante das inovações tecnológicas que nos surpreende a cada dia.
E consonância ao descrito nos parágrafos anteriores, podemos entender que os PROFISSIONAIS que exercem em labor a CONTABILIDADE e AUDITORIA precisam sem exceção de uma adequação que possibilitem maior know how, melhor expertise, mesmo que tenha uma Networking invejável.
A história nos ensina que a Enron, WORLDCOM, Toshiba, Tyco, HealthSouth, American International Group (AIG), Lehman Brothers, Bernie Madoff, Satyam, nos trazem lembranças dolorosas, onde a Arthur Anderson nos assusta, assim a Americanas, deve assustar a PWC, isso só prova que muitas vezes não conseguimos aprender com os erros, até que sejamos afetados por tais enganos.
Buscando uma reflexão mais açodada quando observamos que o GREAT RESET, a Economia global em declínio, com Taxas de Juros e Inflação elevadas, causando desemprego em massa, falências, com RECESSÃO ECONÔMICA AFETANDO TODA A ECONOMIA principalmente o FMI, Clube de Paris, Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial que inicia sua reunião no dia 16/01/2023 até 20/01/2023, com fatores negativos e assustadores, FED, e Banco Central Europeu, inclusive com o DESÁGIO ratificado por Larry Finch, CEO da Black Rock, achamos ser provável que a ECONOMIA do BRASIL e suas grandes empresas estejam no olho desse furacão, mesmo sabendo da existências de nossas POTENCIALIDADES ECONÔMICAS, sob a excelência da equipe do Novo Governo da mudança, que deve demonstrar suas competências, diante desse cenário tenebroso, alijado por Governo anterior.
CONCLUSÃO
ACREDITAMOS QUE TEMPOS DIFÍCEIS EXIGEM LÍDERES CORAJOSOS E COMPETENTES, assim como foi dado as maiores batalhas aqueles que demonstraram habilidades e competências para LUTAR UM BOM COMBATE.
Precisamos entender que na Democracia não há almoço grátis, e que o Capital e o Poder devem estar atrelados a busca de melhorias que possam inibir as desigualdades sociais, a fome, a insuficiência alimentar, a pobreza, e a inadimplência, inclusive a satisfação da sociedade que acredita, e crédito lhe deram para a realização dessas melhorias.
Não há tempo para chorar o leite derramado, devemos nos debruçar a buscar ações e atitudes racionais para melhorar o cenário já identificado, mas sabemos que a BATALHA exige sangue, suor e lágrimas para que possamos alcançar êxito.
Pedimos desculpas aqueles que se sentiram tocados quer sejam Pessoas Físicas ou Jurídicas, mas a verdade dos fatos mesmo considerando a sua relatividade deve ser escrita, pois nos tempos atuais, todos devem contribuir proporcionalmente com seu labor.
AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA, meu neto.
voltar