Especialista dá cinco dicas para se destacar no empreendedorismo

Os conselhos são de Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, expert em negócios e professor de especialização de gestão em franquias

Autor: Lucien Newton

No cenário competitivo dos negócios, se destacar como empreendedor é um desafio. No entanto, algumas estratégias e atitudes podem fazer a diferença. Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria da 300 Ecossistema de Alto Impacto, escolher empreender no franchising é uma boa saída, afinal, é um modelo de negócio já testado e bem sucedido. “O mundo dos negócios é dinâmico e desafiador, no entanto, para garantir a prosperidade contínua de um negócio, seja ele franquias ou não, é crucial entender e monitorar de perto uma série de métricas de desempenho”, explica.

O especialista em gestão de franquias ressalta que para se sobressair no empreendedorismo, vale explorar detalhadamente os números e como elas impactam a rentabilidade sustentável do sistema. São elas:

  • Crescimento de vendas em lojas: o pulso do negócio

O crescimento das vendas em lojas já estabelecidas é um indicador-chave da saúde e do sucesso do empreendimento. Esse número não apenas reflete a demanda contínua pelos produtos ou serviços, mas também a eficácia das estratégias de marketing, atendimento ao cliente e operações em geral. É uma medida do quão bem a marca está conseguindo manter e expandir sua base de clientes existente, bem como atrair novos clientes.

  • Breakeven das novas unidades: a jornada da aceleração

O tempo que leva para uma nova unidade atingir rentabilidade é outro indicador crítico do sucesso. Quanto mais rápido uma nova operação se tornar rentável, mais cedo poderá reinvestir em suas operações e em estratégias de marketing local para impulsionar o crescimento. Por outro lado, se o tempo de ramp-up (aceleração) se prolongar e as perdas continuarem a aumentar, isso pode desencadear um ciclo prejudicial de cortes de custos, atrapalhando a expansão.

  • Satisfação do cliente: construindo a reputação

A satisfação do cliente é um componente essencial do sucesso de qualquer empresa . Consumidores satisfeitos são mais propensos a retornar às lojas e recomendar a marca a amigos e familiares, o que pode levar a um aumento nas vendas e na lucratividade a longo prazo. Por outro lado, clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da marca e afetar negativamente o desempenho financeiro. Para garantir a satisfação do cliente, os empreendedores devem garantir que suas unidades mantenham altos padrões de atendimento, qualidade de produtos e serviços e cumprimento de promessas de marca.

  • Eficiência operacional: maximizando os recursos disponíveis

A eficiência operacional é fundamental para o sucesso de qualquer negócio . Empresários que conseguem maximizar a eficiência operacional são capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade. Isso pode envolver uma variedade de estratégias, como otimização de processos, utilização eficiente de recursos, automação de tarefas repetitivas e identificação de oportunidades de economia de custos.

O professor de especialização em gestão de franquias também destaca que aqueles que optam por empreender pelo franchising contam com o benefício de terem suporte contínuo, recursos e orientação estratégica para ajudá-los a alcançar o sucesso a longo prazo e contribuir para a saúde geral do sistema de franquias. “Ao priorizar a análise e o acompanhamento de métricas de desempenho relevantes, os franqueadores constroem uma rede forte, resiliente e em constante crescimento que beneficia todos os envolvidos”, finaliza.

Sobre a 300 Ecossistema de Alto Impacto

A companhia que atua com o objetivo alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento, é composta por cinco verticais: Scale-Up, Consultoria, Educação, Aceleradora e Gestão. O Ecossistema 300, possui mais de 90 marcas debaixo de seu guarda-chuva, e mais de dez mil franquias vendidas e mais 35 mil empregos gerados.

voltar