A importância de uma aparência estratégica
A visão da imagem por Ca Araújo
Nesta nova era digital altamente competitiva, a imagem é algo que ultrapassa a mera representação visual, a forma como nos vêem, as opiniões sobre nós e nossa aparência tem se tornando cada vez mais relevantes, tornado-se em uma poderosa ferramenta. Estudos mostram que mais de 60% da comunicação humana é não verbal, e as primeiras impressões são formadas nos primeiros dez segundos de um encontro. Nesse curto espaço de tempo, percepções sobre comprometimento, credibilidade e até desleixo podem ser definidas, influenciando diretamente o "valor" atribuído a uma pessoa ou empresa.
Ca Araújo, especialista em consultoria de imagem profissional e corporativa, destaca a importância de uma imagem bem estruturada e planejada. "Meu papel enquanto consultora é auxiliar na construção de uma imagem intencional e alinhada ao seu negócio. O que as pessoas percebem ao te ver precisa refletir seus valores e ajudar a atingir seus objetivos. Através de análises, conversas e técnicas, é possível se encontrar a própria estética, respeitando sua rotina e essência", explica a especialista.
Ca Araújo começou sua jornada profissional em 2019, após perceber a importância da imagem estratégica após trabalhar em sua antiga loja de roupas femininas. "Como administradora e contadora, casada e mãe de dois meninos, segui meu propósito de auxiliar as pessoas na construção de uma imagem sólida. Com uma formação profissional concluída em 2021, desenvolvi uma metodologia personalizada através de diversas especializações e mentorias", conta.
Porém diferente do que muitos pensam a consultoria de imagem não se restringe à moda, mas está intrinsecamente ligada à comunicação. Ela trabalha com o autoconhecimento em 3 estapas bases, entender o que o cliente deseja para si, alinhar estes desejos com a estética física vendo o que combina com a pessoa e por último alinhar tudo isso com a profissão e negócio do cliente. "Costumo dizer que a consultoria de imagem é como montar um quebra-cabeça, onde cada peça precisa fazer sentido e estar alinhada uma com a outra", diz Araújo.
A aparência é a primeira a atrair nosso olhar e formar impressões. Embora essas primeiras impressões sejam duradouras, há chances de modificar a percepção com o tempo. "Não ser você cansa, e não é sustentável. Podemos alcançar uma imagem de sucesso preservando sua essência e autenticidade. Combinando essência e estratégia, encontramos sua imagem de sucesso, coerente e com assinatura de estilo, criando uma marca pessoal forte e constante", reforça Ca Araújo.
Roupa é contexto e comunicação. Desde o momento em que você escolhe o que vestir, começa a se comunicar. Não existe roupa, comportamento ou expressão facial neutros; tudo é percebido e gera uma impressão. "A nossa imagem fala, e fala muito! Ela é nosso principal ativo. Ter clareza de quem você é e como quer se apresentar ao mundo facilita a vida", conclui Araújo.
Para empresários e empresas, uma imagem forte e coesa é fundamental para se destacar em um mercado saturado e construir relacionamentos duradouros com clientes e stakeholders. A consultoria de imagem, portanto, é um investimento estratégico essencial para o sucesso profissional e corporativo.
voltar