Ainda é possível reter talentos com tanta competitividade? A era da experiência garante que sim

Por que estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas ainda não as levamos também aos nossos colaboradores?

Reconhecer talentos, premiar, bonificar, recompensar e reter. As empresas buscam constantemente formas para manter bons colaboradores, uma vez que a concorrência está cada vez mais acirrada no mercado corporativo. Mas já com diversas ações comumente adotadas pelos gestores de RH, que vão desde presentear com eletrodomésticos a garantir cursos profissionalizantes, será que ainda é possível se destacar nesse universo?

Se você já ouviu falar na era da personalização e, principalmente, da experiência, já deve imaginar a resposta. O público interno sempre será tão ou até mais valioso que o público externo, para qualquer marca e segmento de atuação. E por que estamos na era de promover experiências incríveis aos nossos clientes, mas ainda não levamos isso também aos nossos colaboradores?

Uma pesquisa realizada em Nova York, Estados Unidos, pela Universidade de Cornell, identificou que pessoas que investem em novas vivências são mais felizes, isso porque nesse caso a felicidade aumenta conforme o tempo, ao contrário do que acontece com uma aquisição, por exemplo, que é momentânea.

Assim sendo, um colaborador é ainda mais feliz quando vive uma experiência com pessoas que ama do que quando realiza algum curso profissionalizante, ganha um presente específico ou até mesmo um dinheiro extra, que tendem a ter um efeito de curto prazo.

A pesquisa "O real impacto do talento", feita em 2018 pelo Sebrae e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), que analisou 1.927 corporações, identificou que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado ao quanto ela investe em valorização, engajamento e desenvolvimento do seu time. Cerca de 70% das empresas com menor sucesso no mercado que responderam ao estudo não investem em ações que garantem mais felicidade ao colaborador.

Ou seja, a melhor forma de se manter competitivo no mercado, reter e manter os talentos, é valorizá-los. E nada é tão valioso quanto a felicidade e o bem-estar, principalmente no meio corporativo e em tempos tão difíceis. Sendo assim, o momento agora é de investir em experiências! E não só aquelas que envolvam o time, mas que se estendam às pessoas que eles mais amam e mais enxergam valor em vivenciar bons momentos.

Chegou a hora de customizar, adaptar produtos também para o público interno, entendendo que a felicidade plena de cada um dos colaboradores está diretamente ligada ao bem-estar coletivo, a produtividade e ao bom desempenho da empresa perante o mercado. E para se destacar e manter os talentos é preciso fugir do comum e do básico, levando em consideração as experiências, de forma a entregar mais valor ao time.

voltar